sábado, 30 de junho de 2012

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje  comemoramos a Solene Vigília, e amanhã a Festa de São Pedro e São Paulo (no Brasil, é sempre transferida para o fim de semana mais próximo, por não ser feriado nacional dia 29/06). Estes homens tão diferentes são dois exemplos de fé, de serviço e de evangelização. Pedro foi um dos doze apóstolos, escolhido por Jesus, sem instrução e pescador. Foi transformado pelo Senhor em Pescador de Homens, Pedra fundamental da Igreja ("Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja"). Pedro é considerado o primeiro Papa. Paulo, antes da conversão, era conhecido como Saulo. Foi judeu praticante, estudado, cidadão romano, perseguidor dos primeiros cristãos... Estevão foi morto diante de Saulo. Saulo não conheceu pessoalmente Jesus. Se converteu ao ter visto Jesus ressuscitado. Foi interrogado pelo Senhor: "Saulo, porque me persegues?" Depois de alguns dias cego, Jesus lhe devolveu a visão através da imposição das mãos de Ananias e seu nome foi mudado para Paulo. Saulo significa grande e Paulo pequeno. Paulo se fez pequeno nas mãos de Deus e converteu muitos corações. Tanto Pedro como Paulo são exemplos fundamentais de entrega e de doação da própria vida - "Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim!"

Vivamos esta festa e tomemos estes exemplos para nossas vidas!

Músicas que nos auxiliam na reflexão de hoje:

VIVER PRA MIM É CRISTO - PE. FÁBIO DE MELO



NOSSA MISSÃO - Postado semana passada por ocasião da Natividade de São João Batista



sábado, 23 de junho de 2012

NATIVIDADE DE S. JOÃO BATISTA

"Serás profeta do Altíssimo,
ó menino,
pois irás andando a frente
do Senhor
para aplainar e preparar
os seus caminhos,
anunciando ao seu povo
a Salvação
que está na remissão
de seus pecados." Lc 1,76-77






Hoje à tarde, celebraremos a Solene Vigília e amanhã a Festa da Natividade de São João Batista. João é "a voz que clama no deserto", é aquele que "Prepara os caminhos para o Senhor!"
João é filho de Isabel, mulher de idade avançada, considerada estéril e filho de Zacarias, mudo por não acreditar que sua esposa concebera um filho na velhice. "O nascimento de João anuncia a chegada dos tempos messiânicos, quando a esterilidade se torna fecundidade e a mudez, exuberância profética"(Semanário Litúrgico - O Domingo)."João foi homem simples, que se fez pequeno, não se apropriou do Mistério; ao contrário, se colocou a serviço de Deus"(Pe. Marcos Ramalho - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus).

João é o primeiro que aclama Jesus como CORDEIRO DE DEUS!

Sejamos simples e humildes como João Batista. Que em nossas vidas, principalmente em nossos atos, mostremos Jesus ao Mundo.

MÚSICAS QUE NOS AUXILIAM A REFLETIR!







sábado, 16 de junho de 2012

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

Neste domingo, somos chamados a refletir sobre o Reino de Deus comparado a uma semente de mostarda: como sementes, é a menor de todas, mas quando "cresce se torna maior que todas as hortaliças, estendendo ramos tão grandes que os pássaros do céus podem abrigar-se à sua sombra."(Mc 4,32)
Como sementes, somos lançados por Deus à vida e uma dia seremos colhidos por Ele, no fim de nossa missão. Precisamos crescer, nos desenvolver e frutificar. Nossos frutos poderão saciar muitos corações ávidos pelo Amor e pela Misericórdia do Senhor... Estes frutos devem ser produzidos naturalmente, pela ação do Espírito Santo, sem nos preocuparmos em realizar atitudes grandiosas, pois a SEIVA DA VIDA são os pequenos gestos do dia-a-dia que tornam a vida de alguém uma Plena e Grandiosa Ação de Graças a Deus!


Cantos para nos ajudar na reflexão:


SEMENTES - DUNGA




VOU CANTAR TEU AMOR - PE. FÁBIO DE MELO (a nossa missão)


VEM, EU MOSTRAREI (o chamado e a missão)


ORAÇÃO PELA PAZ - FREI FABRETTI (nossa missão)

sábado, 9 de junho de 2012

DÉCIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B


Hoje em nossa Celebração refletiremos sobre a nossa resposta quanto ao Plano de Amor que o Senhor tem para todos nós! Temos a liberdade em escolher o caminho que queremos, temos o livre arbítrio; Deus respeita nossa decisão.

Podemos escolher o bem ou o mal para nossas vidas.
Na primeira leitura, vemos o não do homem ao Plano do Deus, retratado em Adão e Eva. No Evangelho observamos que muitos, ao ver a obra de Jesus, diziam que Ele estava possuído pelo príncipe dos demônios, que estava fora de si. Eles não acreditavam que tudo o que Jesus realizava era obra do Espírito Santo, ação de Deus Pai no Filho! Ao negarem a ação do Espírito Santo em Jesus, se nega todo Plano de Salvação de Deus Pai, portanto, "quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado por um pecado eterno".
Optemos pelo Sim a Vida Plena! Escolhamos permanecer em comunidade, na única família de Jesus, pois Ele é nossa Luz e Salvação, Sustentáculo de nossa vida!

MÚSICAS PARA REFLETIRMOS:



ESTOU A PORTA E PEÇO ENTRADA - PE. FÁBIO DE MELO



EM TEU ALTAR - WALMIR ALENCAR


SÓ EM DEUS - MARIA DO ROSÁRIO

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CORPUS CHRISTI



"JESUS TU ÉS A JÓIA MAIS RARA, FONTE DE VIDA QUE NÃO SE ACABA!"
 
 
Hoje celebramos uma linda festa: Corpus Christi, em português, "Corpo de Cristo"
A Eucaristia é uma das riquezas mais belas que Cristo nos deixou. É o memorial de sua Paixão, morte e Ressurreição. A entrega de Jesus por toda a humanidade, sua vitória sobre a morte, faz-nos livres do pecado e da morte. Fomos justificados pela Cruz de Cristo! Fomos salvos pelo Sacerdote por Excelência, por aquele que não derramou sangue de animais sobre o altar, mas derramou seu próprio sangue para nos salvar. Como diz a segunda leitura de hoje, se o sangue de animais, derramado sobre o altar poderia purificar, imagine o sangue de Cristo, Filho Único de Deus Pai, que na sua obediência, se entregou a morte de Cruz para nos libertar das amarras da morte!
Hoje, na Liturgia das Horas, li um trecho belíssimo que me fez refletir muito: "Desde o nascer do sol até ao poente, grande é meu nome entre as nações, em todo o lugar se oferece um sacrifício e uma oblação pura ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações, diz o Senhor dos exércitos"(Ml 1,11). Significa que o dia todo no mundo, é  celebrado o sacríficio de Cristo, sua Paixão. Na celebração da Santa Missa de hoje, o Senhor recordou-me  a importância de sempre estar unido a Ele, no Sacramento da Eucaristia. Disse no meu interior, através do Frei, como é importante o Alimento da Alma para vencer as batalhas espirituais! A Eucaristia deve ser valorizada, pois é o próprio Cristo Presente em nosso meio, em nosso altar! Quanto mais nos aproximarmos do altar, mais teremos "o  Corpo Dele em nosso corpo, o  Sangue Dele em nosso sangue." Assim, seremos mais santos e nos transformaremos em Sacrários Vivos!

"SER UM SÓ CORAÇÃO MEU SENHOR!
MESMO SANGUE NAS VEIAS SENHOR!(...) ESTAR UNIDO A TI, ESQUECER-ME DE MIM. CONCEDEI QUE EU FIQUE ETERNAMENTE ASSIM".

MÚSICAS QUE NOS AJUDAM A REFLETIR:











domingo, 3 de junho de 2012

CACHECOL


OLÁ PESSOAL! TODO INVERNO EU "INVENTO A MODA" DE FAZER CACHECOL NO TEAR... UMA TERAPIA E TANTO! NÃO RESISTI A COR DA LÃ E COMPREI NOVELOS PARA FAZER... USEI O PONTO BÁSICO.
LINDA MISTURA DE CORES, NÃO ACHAM?

sábado, 2 de junho de 2012

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO B

Vou partilhar com vocês hoje, uma breve reflexão de Frei Alberto Beckhäuser, OFM acerca da festa de hoje:


"Como síntese de sua caminhada do Natal até Pentecostes, a Igreja comemora Deus Trindade. Não é para saber como Deus é ao mesmo tempo um e três, mas como Deus está presente e age na história. Ele age como Pai, fonte de tudo; como Filho, gerado e não criado; e como Espírito Santo, o dom do amor do Pai e do Filho. Tudo procede do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo e tudo deve voltar ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo. A espiritualidade cristã é trinitária: ao Pai, por Cristo e no Espírito Santo. A missão da Igreja é fazer discípulos de Cristo todos os povos, batizando-os em nome da Trindade Santa. Só nos resta adorar: glória ao Pai que nos criou, gloria ao Filho que nos salvou, glória ao Espírito Santo que nos santificou!"

Tenham uma linda celebração!

Músicas que nos ajudam na reflexão:

O MISTÉRIO DA TRINDADE - WALMIR ALENCAR



DEUS TRINO

SANTÍSSIMA TRINDADE