domingo, 29 de julho de 2012

DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B


Hoje, Jesus nos convida ao banquete eucarístico para nutrir nossa fé e amor. Tanto na primeira leitura quanto no Evangelho, observamos que o pão, fruto do trabalho e da benção de Deus, deve ser partilhado para saciar aquele que tem fome. “A desproporção narrada no Evangelho – cinco pães para cinco mil homens – se anula quando o pouco é distribuído, partilhado”(Nilo Luza).  A Palavra de Deus nos chama a acolher-nos uns aos outros no amor. O mundo de hoje não está faminto apenas materialmente, mas principalmente, espiritualmente. Fome de afeto e de amor. Nós cristãos somos chamados a melhorar a nossa realidade, o ambiente em que nos encontramos. Só o amor poderá transformar os corações! Um abraço fraterno pode mudar o coração de uma pessoa entristecida. A mudança no mundo começa com a renovação de nossos próprios corações, da profunda comunicação com aquele que realmente pode saciar a fome mais profunda de nossa existência.

Senhor, multiplicai em nós a capacidade de sermos mais solidários e fraternos!

Músicas que nos ajudam a refletir:


sexta-feira, 20 de julho de 2012

DÉCIMO SEXTO DOMINGO DE TEMPO COMUM ANO B

No Evangelho do próximo fim de semana, veremos Jesus reunindo-se com os apóstolos e convidando-os a se retirarem. O retiro é proposto para que eles descansem e reflitam sobre o que haviam feito e ensinado em missão. “Como seguidores de Jesus, nossa fé só pode ser alimentada se damos espaço e tempo para que o Mestre fale conosco.”( Pe. Paulo Bazaglia, ssp). Entretanto, havia muitas pessoas sedentas pela presença de Jesus. Estavam como ovelhas sem pastor, esperando que alguém aliviasse seus sofrimentos, suas angústias, tristezas... Alguém que os conduzissem por verdes prados e belas montanhas.  Jesus, ao  encontrar o povo a sua espera, teve compaixão, se fez solidário a dor de suas ovelhas. Jesus, como Verdadeiro Pastor,  se colocou na presença de suas ovelhas e se pôs a ensinar muitas coisas... “Ele me guia por bons caminhos”, como diz o salmo desta liturgia.
“Ai dos pastores que espalham e extraviam as ovelhas de meu rebanho” diz o Senhor Deus, na primeira leitura. Ai daqueles que iludem a povo que Deus escolheu e preparou para a santidade! A santidade não é apenas para alguns, mas para todos! Todos somos filhos de Deus! Entretanto, no mundo existem os maus pastores, aqueles que procuram desviar as pessoas do Caminho da Salvação! O Verdadeiro Pastor é aquele que sofre com quem sofre, que dá a vida por suas ovelhas! É aquele que se compadece, que está ao lado do seu irmão para aliviar suas dores, transmitindo esperança, paz e alegria.

Músicas que nos ajudam a refletir:


CURA INTERIOR - PE. FÁBIO DE MELO



SALMO 22


SOU BOM PASTOR

segunda-feira, 16 de julho de 2012

NOSSA SENHORA DO CARMO

SALVE Ó VIRGEM DO CARMELO!

Hoje, 16 de Julho, comemoramos o dia de Nossa Senhora do Carmo! A Estrela do Céu é a Padroeira da Diocese de Jaboticabal - SP. Particularmente, tenho um amor todo especial por Ela, pois sou terceira carmelita (vivo a espiritualidade do Carmelo no mundo).
Hoje, de forma especial e significativa, aqueles que desejarem podem receber o escapulário, um sinal de proteção da Santíssima Virgem Maria. O Escapulário é imposto uma única vez pelas mãos de um sacerdote. Originalmente, ele faz parte das vestes carmelitas e de diversas ordens religiosas. Seu significado é o de "estar a serviço".
O Escapulário foi entregue a São Simão Stock pelas mãos da Virgem Maria, em um momento de dificuldades, como sinal de proteção.
ORA PRO NOBIS REGINA ET DECOR CARMELI.

"Ó Flor do Carmelo, Testamento Divino
Minha Herança e Bondade,
eis aí Tua Mãe
Mãe Piedosa, sempre Virgem Maria
Esplendor do Céu, Videira Florida,
és minha vida!"


sábado, 14 de julho de 2012

DÉCIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

A liturgia deste fim de semana se resume na palavra MISSÃO. Na primeira leitura, Deus envia Amós para profetizar em Israel. No evangelho, Jesus envia os discípulos para pregar a conversão e combater o mal. Hoje, o Senhor tem uma missão a cada um de nós. Ele nos escolhe, não olha para nosso conhecimento e instrução (Amós foi pastor e agricultor; os discípulos foram homens simples). Deus nos quer constantemente em missão, quer que transformemos a nossa realidade. O que Ele nos revela através da Palavra e de orações não é para ser guardado em segredo, mas para ser vivido e anunciado em nosso cotidiano. Segundo o Documento de Aparecida, todo cristão é discípulo missionário que deve estar sempre disposto a caminhar, pondo-se a serviço do evangelho e da comunidade. Nossa missão é a mesma de Jesus: combater todas as formas de mal.
Alguma músicas que nos auxiliam a refletir:
EIS ME AQUI – PE. JOÃOZINHO (VERSÃO TRADUZIDA DE “ECCOMI – MARCO FRISINA”)

sábado, 7 de julho de 2012

DÉCIMO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

O Evangelho deste domingo nos mostra que Jesus não foi bem acolhido entre os seus. Eles presenciavam os milagres e a sabedoria de suas palavras, "mas custavam a aceitar a Grandeza de Deus em alguém que tinha saído do meio deles. Aquele povo não foi capaz de ir além das aparências da carne; de perceber Jesus com os olhos da fé. Viram-no com os olhos humanos."(Ir. Jailda Rocha Caetité - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)

Hoje, somos também perseguidos por agirmos da forma correta, por termos moral e seguirmos a Palavra do Senhor. Quantas vezes somos vistos como tolos no ambiente de trabalho porque escolhemos ganhar o justo e não receber dinheiro que não é nosso de negociações ilegais. Ser profeta é falar e agir sob a inspiração de Espírito Santo!

Jesus foi fiel ao Pai em tudo. Sejamos nós também fiéis ao plano de Deus e aprendamos de Jesus a acolher as rejeições, adversidades, perseguições e sofrimentos.


Música que nos auxiliam na reflexão:

VIVER PRA MIM É CRISTO - PE. FÁBIO DE MELO (postado semana passada por ocasião da Festa de São Pedro e São Paulo)