segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESPERANÇA DO AMANHECER HINO JMJ 2013

Olá pessoal! Postei aqui para vocês o Hino da Jornada Mundial da Juventude 2013. Logo abaixo tem um link que encaminha para a cifra e o vídeo!
Aprendamos e cantemos todos juntos!




domingo, 23 de setembro de 2012

VIGÉSIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

"Se alguém quiser ser o primeiro, deve fazer-se último de todos e servo de todos!"



O texto do Evangelho deste domingo nos traz o Segundo anúncio da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Como acontece no primeiro anúncio (Mc 8,31-33), os discípulos ficam atemorizados novamente. Não entendem sobre a Cruz, porque não são capazes de aceitar um Messias que seja servo. Eles continuam sonhando com um Messias Glorioso (Mt 16,21-22). Enquanto Jesus anuncia sua Paixão-Morte, eles discutem quem será o maior entre eles (Mc 9,34). A resposta de Jesus é um resumo de um testemunho de vida que estava dando desde o princípio: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos!" Ele mostra que se deve usar o poder não para dominar, mas para servir. Em seguida, coloca diante Dele algumas crianças. Aqueles que só pensam em crescer e dominar não pensam nos pequenos, nas crianças. Mas Jesus inverte tudo e diz: "Quem acolhe um destes pequeninos em meu nome, acolhe a mim; quem me acolhe, não acolhe a mim, mas Àquele que me enviou." Jesus se identifica com as crianças! Quem acolhe os pequenos em nome de Jesus, acolhe a Deus!(http://www.ocarm.org/es/content/lectio/lectio-25%C2%BA-domingo-del-tiempo-ordinario-b)

Procuremos em nossas ações diárias, servir nossos irmãos. Devemos colocar nossos dons, nossas capacidades e conhecimentos em favor das pessoas. Não nos engrandeçamos pelo que sabemos ou acreditamos que somos. Não tenhamos ambições intencionadas em dominar as pessoas. Falhamos, temos limitações, pois somos humanos. Mas devemos sempre pedir auxílio ao Espírito Santo para fazer a vontade de Deus, para sermos humildes e sempre pensarmos nos nossos irmãos.

Cantos para ajudar na reflexão:








sábado, 15 de setembro de 2012

VIGÉSIMO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B


"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de Mim e do Evangelho vai salvá-la."




 
Hoje a primeira leitura, uma profecia, retrata um Messias ultrajado, humilhado, maltrado. No Evangelho, Jesus se revela como o Messias sofredor, que morreria e ressuscitaria no terceiro dia (tudo isso devido aos nossos erros, nossas iniquidades. Ele levou sobre si nossas enfermidades para que alcançássemos a Salvação Eterna!). Pedro, ao ouvir, não aceita esta condição e repreende o Mestre. Jesus pede que satanás se afaste dos pensamentos de Pedro e afirma que ele pensa como homem e não como Deus!

Deus quer a Salvação de seu povo! Esta Salvação vem por meio da Cruz! Não há como ser de Jesus sem abraçar a Cruz! Assumamos a nossa missão, acolhamos o que Deus tem para nós! Entre espinhos e flores, entre dores e alegrias, firmes na fé e no caminho do Senhor chegaremos a Morada Eterna que o Senhor preparou para cada um de nós! Basta abrir o coração!

PARA REFLEXÃO E ORAÇÃO






domingo, 2 de setembro de 2012

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B












Setembro se inicia... Entramos no mês da Bíblia, mês das flores - Primavera!

Hoje, "a primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.
No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto. Para Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos." (cf.www.ecclesia.pt)

"Senhor quem entrará em vossa casa, e em vosso monte santo habitará?" Como este belo salmo nos diz, só entrará no Reino dos Céus quem tão mãos puras e inocente coração e quem não dirige sua mente para o crime.

Por fim, deixo uma bela frase de São João da Cruz: 

“Para o homem de coração puro, tudo se transforma em mensagem divina”


cantemos juntos esta bela canção, pedindo ao senhor que transforme o nosso coração, deixando-o mais puro e livre de toda má intenção!