quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SEGUNDO E TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO ANO C

Olá pessoal! Apesar de ter me ausentado do blog nestas últimas semanas, volto com as reflexões de dois domingos anteriores: O Segundo Domingo de Advento e O Terceiro Domingo do Advento.
Nestes dois domingos, o personagem de nossa reflexão foi São João Batista.

João Batista foi um homem designado por Deus, destinado a não desaparecer com o tempo. O que é que o Batista nos diz, dois mil anos depois de morto? Convida-nos a conversão, que todo monte e colina seja aplainada, isto é, que nos preparemos para receber Jesus, através de uma grande conversão do coração. Estamos próximos do Natal, mas Jesus não nascerá em todos os corações. Jesus não despontará em todos. Há muitas maneiras, inclusive pagãs, de se celebrar o Natal. Jesus despontará e nascerá apenas naqueles corações que hoje seguirem o conselho de João Batista; nascerá apenas naqueles corações que levarem a sério sua conversão, deixarem de lado o homem velho, se revestirem do homem novo, e assim irem ao encontro da Salvação que vem de Deus.

No terceiro domingo do Advento, João nos mostra que ele não apenas batizava, mas catequisava e evangelizava. Os que por ele eram batizados, perguntavam: “Mestre e agora, o que devemos fazer?” As respostas que dá João são surpreendentes: “Aquele que tem duas túnicas, dê uma a quem nada tem, aos soldados exerçam a sua função sem realizarem violências inúteis”.


Que nós, como batizados, exerçamos nosso dom e carisma de batizados... que saibamos partilhar o que temos! E o que temos, não são apenas bens materiais, mas sim, espirituais! Partilhemos nosso tempo em escutar aqueles que necessitam de um ombro amigo, proporcionemos momentos de alegria àqueles que estão tristes, sejamos companhias alegres e cheias de vida para aqueles que sofrem! Isso é celebrar o Natal! Isso é fazer nascer no coração das pessoas, o menino Jesus!

MÚSICAS PARA REFLEXÃO:


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário