domingo, 19 de fevereiro de 2012

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

O início da Quaresma é marcado pela Quarta-feira de Cinzas. A liturgia deste dia faz um forte apelo a uma mudança de vida. Acolha o convite da Igreja a fazer jejum e abstinência. 
A Quaresma é marcada por “40 dias de deserto”. Neste período, “somos convidados a reconhecer humildemente nossa condição humana” (Dom Alberto Taveira Corrêa), somos chamados a RESTAURAÇÃO (uma sugestão de música para orarmos).  Existem práticas que nos auxiliam neste caminho, como o jejum, a caridade e a oração, ao qual somos convidados! Elas nos santificam, dá-nos um semblante novo, nos deixa mais próximos de Deus! Entretanto, devem ser feitas de coração (“Rasgai os corações e não as vestes” -  Jl 2,13a) e discretamente (devemos fazer tudo para que apenas o nosso Pai, que está no Céu, veja o que está escondido e assim dará a recompensa devida).  A verdadeira conversão se dá no encontro pessoal com Deus, através da ação plena do Espírito Santo!  Peçamos através do belo Salmo 50 (51) que o Senhor tenha misericórdia de nós, nos dê um coração puro e que por Sua Graça, alcancemos a vida eterna. VOLTA O TEU OLHAR, SENHOR E DÁ-NOS TEU PERDÃO (música linda da CF 2011 e muito oportuna)!

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DIÁRIA NA QUARESMA: RETIRO POPULAR "TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO" DE DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA, EDITORA CANÇÃO NOVA

Um comentário:

  1. Oi Poli!
    Acredito que o Tempo da Quaresma é um tempo favorável para pensarmos na nossa vida, nos nossos pecados e pedir perdão, como vimos no evangelho do domingo passado!
    É uma tempo de fazermos jejum, abstinência de carne, uma proposta de penitência para que possamos crescer na fé e nos desprendermos de coisas materiais! É importante que nosso gesto concreto da Quaresma, como a própria Campanha da Fraternidade nos ajuda a refletir sobre a Saúde Pública, possamos visitar pessoas que estejam enfermas, precisam da palavra de Deus, de uma alegria! Não precisamos falar palavras bonitas, mas o que val realmente é a presença! A presença diz tudo!
    Uma música que poderíamos refletir também é ABRAÇOS DE PAI (WALMIR ALENCAR E ADRIANA) é um convite para nos arrependermos, nos jogar nos braços de Deus, já que Ele é o Todo Poderoso, Deus misericordiosos, bonsoso e cheio de compaixão para cada um de seus filhinhos!
    Tenham todos uma Boa Quaresma! E também recomendo o Retiro Popular, como uma forma de oração e meditação da Palavra de Deus!

    ResponderExcluir