domingo, 19 de agosto de 2012

ASSUNÇÃO DE MARIA


Hoje a Igreja celebra com muita festa e alegria a Assunção de Nossa Senhora!
No Evangelho de hoje, contemplamos a cena da visitação de Maria a Isabel. Cena linda, de duas mulheres agraciadas por Deus; uma grávida na velhice, esperando por aquele que preparará os caminhos do Senhor; a outra, jovem, grávida pela ação do Espírito Santo, estando ainda prometida em casamento, esperando aquele que salvará toda a humanidade! Encontro de duas mulheres de Deus! Isabel reconhece em Maria a Mãe do Redentor, pois João Batista já o aponta estando ainda no ventre de Maria. Isabel proclama um belo canto sob a ação de Espírito Santo e logo em seguida Maria declama o Magnificat, um canto maravilhoso baseado no Cântico de Ana do livro de Samuel (1Sm 2,1-10) e em salmos (prova do íntimo contato que ela tinha com as Sagradas Escrituras).
Maria não se engrandece em nenhum momento por ser a mãe de Jesus. Ela se colocou sob a ação de Deus e disse Sim ao Seu Plano de Amor. Maria se coloca a serviço de sua prima, que estava no final da gravidez. Maria é bem-aventurada, escolhida e preparada por Deus para ser a mãe de Seu Filho Unigênito. Foi preservada de todo o pecado para que Jesus pudesse ser gerado em ventre santo. Acreditamos que ao concluir o curso de sua vida terrena, Maria foi assunta em corpo e alma para a glória celestial.

Bendigamos a Maria como Isabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! (...) Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas."


Cantos para reflexão:



Nenhum comentário:

Postar um comentário