quinta-feira, 5 de abril de 2012

QUINTA-FEIRA SANTA ANO B

Hoje iniciamos o Tríduo Pascal, que será terminado com a Vigília Pascal!
Na Missa da Ceia do Senhor, através da primeira leitura, nos recordamos da Páscoa Judáica, a Passagem do Senhor, dia da libertação da escravidão. Na segunda leitura vemos São Paulo relatando a última ceia (testemunho dos apóstolos, pois ele não estava presente), a entrega do Corpo e Sangue de Jesus que é dado a todos para a remissão dos pecados. No evangelho, temos o lava-pés, símbolo de doação e serviço.
Precisamos nos espelhar no Mestre Jesus. Ele, servindo a todos, quer que sirvamos os nossos irmãos, com amor. Ele nos ensina a sermos os menores de todos. Ele foi Mestre Servidor, e muitas vezes, isso não foi compreendido, pois muitos esperavam um Messias glorioso, poderoso.
Nesta celebração, compreendemos também o gesto da Última Ceia, entrega Total por Amor a todos nós! "Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei". O amor também deve nortear nossas ações diárias. Devemos nos doar sempre àquele irmão necessitado, ainda que seja difícil... Amar não é fácil, humanamente falando, mas se deixarmos o Espírito Santo nos guiar, conseguiremos agir como nos pede o Senhor.
Terminamos este dia com a Transladação do Santíssimo Sacramento e entramos na Vigília Eucarística. Recordamos, assim a saída de Jesus para o Horto das Oliveiras, onde angustiado permanece em oração. Este é o momento de nos unirmos em oração e às dores de Jesus "Sede vigilantes para não caírem em tentação". Deste momento em diante, vivemos a perseguição, prisão e julgamento do Senhor. O Evangelho pode nos dar uma bela reflexão destes momentos.

CANTOS PARA CELEBRAÇÃO DA QUINTA FEIRA SANTA 
Por serem bem conhecidos, disponibilizarei apenas as cifras ou partituras... colocarei vídeo apenas para os que são possivelmente desconhecidos e possam nos ajudar a refletir...

ENTRADA
NÓS NOS GLORIAMOS NA CRUZ

VENHAM COMIGO,

NOS NOS GLORIAMOS

SALMO
O CÁLICE (SALMO) - ELIANA RIBEIRO


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO

DURANTE O LAVA-PÉS
JESUS ERGUENDO-SE DA CEIA




PREPARAÇÃO DAS OFERTAS
BENDITO SEJAIS, POR TODOS OS DONS

ONDE O AMOR E A CARIDADE

COMUNHÃO
É SANGUE O QUE ERA VINHO

EU QUIS COMER ESTA CEIA AGORA

VENHO SENHOR, TE RECEBER AGORA -VIDA RELUZ

TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
CANTEMOS A JESUS SACRAMENTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário